Mesas Redondas

Mesa Redonda: T-learning, Educação Aberta e Sem Distância

Possui graduação em Rádio-Televisão – University of California, Los Angeles (1960) e doutorado em História do Teatro – Indiana University (1969). É presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância desde 1995; Professor Emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde lecionou 1971/2006. Foi Fundador-Coordenador Científico da “Escola do Futuro da USP”, laboratório investigando novas tecnologias de comunicação em aplicações educacionais, 1989/2006. Foi Membro do Comitê Executivo do ICDE-International Council of Open and Distance Learning no período 2008/2012, e Membro do seu Board of do Trustees no período 2013/2016; é Membro do Conselho Editorial das revistas científicas: American Journal of Distance Education (EUA),  International Review of Research in Open & Distance Learning(Canadá), Open Learning (Reino Unido), Indian Journal of Open Education (Índia) e Turkish Journal of Distance Education (Turquia). Tem interesse nas áreas de Ciência da Informação, com ênfase em Comunicação Mediada por Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, repositórios digitais, novas formas de trabalhar, integridade acadêmica e comunicação na ciência. Endereço para acessar este CV:http://lattes.cnpq.br/5570587335317441


É formado em Engenharia de Computação, obteve o título de livre-docente pela USP em Tecnologias Interativas. É professor associado 3 da Escola Politécnica da USP, onde coordena o Interlab (Laboratório de Tecnologias Interativas). Na USP é também docente do Curso de Especialização em Computação Aplicada à Educação. Possui bolsa de produtividade CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, na área de Tecnologias Educacionais. Coordenou e tem desenvolvido diversas pesquisas sobre o uso de tecnologias na educação, com ênfase em “educação imersiva”, que envolve o uso de realidade virtual e aumentada. Em seu blog publica matérias relacionadas a tecnologia na educação: http://romerotori.org.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8901320181295016


É professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília onde coordena o curso de Pedagogia a Distância e a Cátedra UNESCO em Educação a Distância (UnB). É professor da Universidade de Nova Gorica (Eslovênia) no Mestrado em Liderança em Educação Aberta. Foi coordenador da Cátedra UNESCO em Educação Aberta no NIED/Unicamp onde atuou como pesquisador e coordenador. Já foi professor visitante na Utah State University, e visiting fellow na Stanford University e University of Wollongong. Conduz pesquisas sobre a educação publica e formação docente, na intersecção entre educação aberta e tecnologia educacional. Mais informações em amiel.info.