Sessões Técnicas

Terça-feira – 10h às 11h
ST #1 – Educação Aberta e sem Distância e T-learning (e-learning, tv-learning, m-learning…) e Aprendizagem Ubíqua
TÍTULO AUTOR
Aulas a Distância na Quarentena: Um Relato de Experiência sobre o Uso de TDICs no Ensino Fundamental Anos Finais Clarissa Bezerra de Melo Pereira Nunes, Andressa Kroeff Pires
Biologando sobre Saúde no Contexto da Pandemia da COVID-19 via Plataforma de Videoconferência Rayane de Tasso Moreira Ribeiro, Lydia Dayanne Maia Pantoja, Germana Costa Paixão
LabEAD: Laboratório Eletrônico de Ensino à Distância durante o Distanciamento Social Victor Takashi Hayashi, Fabio Hirotsugu Hayashi
Ensino Remoto na Educação Pública de Nazarezinho – PB: Desafios Docentes Cleberson Vieira de Araújo, Clebianne Vieira de Araújo, Guilherme Amisterdan Correia Lima
Formação Docente Continuada Baseada em Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs): Experiência da Universidade Federal de Pernambuco durante a Pandemia pelo Coronavírus Josiane Lemos Machiavelli, Patricia Smith Cavalcante
Modelagem de uma Metodologia para Implementação de Aprendizagem Significativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) Maria Eduarda Rebelo Di Carlli, Tássia Laís Barros Bastos, Bianca Carneiro Ribeiro, Obionor de Oliveira Nóbrega
Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores? Murilo Carvalho Feitosa, Patrícia De Souza Moura, Maria Do Socorro Ferreira Ramos, Otávio Paulino Lavor
Terça-feira – 11h às 12h
ST #2 – Formação Docente para o Uso de Tecnologias Digitais
TÍTULO AUTOR
A Produção de Materiais Autorais Digitais Educacionais Interdisciplinares por Licenciandos e a Relação com a Docência Luciana de Lima, Gabriela Teles, Danielle Gonzaga Da Silva, Robson Carlos Loureiro
Levantamento de Demandas Formativas: Uma Revisão Sistemática da Literatura Elvis Medeiros de Melo, Vitória Morais Rodrigues Cavalcanti Alves, Vinicius Oliveira, Madson Felipe Barbosa, Ismenia Blavatsky de Magalhães
Seleção e Análise de Aplicativos Educacionais de Língua Portuguesa e de Matemática: Apropriação e Formação Docente Rayssa Araújo Hitzschky, Juliana Silva Arruda, Antônia Taticlé Vieira Cassiano, Cintia Arruda Lima, Liliane Maria Ramalho de Castro Siqueira
O Uso de Tirinhas como Objeto de Aprendizagem (OA) na Formação Continuada de Professores Darkson Fernandes da Costa, Arianny de Sousa Lira, João Batista da Silva, Juscileide Braga de Castro, Gilvandenys Leite Sales
A Sala de Aula Invertida como Modelo Experimental de Formação Continuada: Concepções dos Professores Cursistas que Atuam no Ensino Médio Ádila de Lima Ferreira, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui
Vídeos na Formação de Professores de Matemática: Sistemas Lineares e Perspectivas para Tempos de Pandemia Márcio Nascimento da Silva, Maristani Polidori Zamperetti
Curso de Roteiro para Produção de Vídeo Estudantil: Perfil dos Professores  Josias Pereira, Eliane Cândido e Viviane Lino
 Terça-feira – 14h às 15h
ST #3 – Educação em Computação na Educação Básica e Superior
TÍTULO AUTOR
Avaliação da Motivação da Aprendizagem de Programação Avançada através de PBL Francico T. S. S. Pereira, Roberto A. Bittencourt
E se Nossa Oficina não Der Certo? Estefane C. Souza, Diego C. Silva, Roberto A. Bittencourt
Uma Proposta de Avaliação de Conceitos, Práticas e Perspectivas de Pensamento Computacional Bianca L. Santana, Christina F. G Chavez,  Roberto A. Bittencourt
Ensino de Informática: Habilidades Requeridas para a Sociedade 5.0 Gabriel Moreira, Ricardo Silva, Giorgia Mattos,  Josilene Aires
Desenvolvimento e Avaliação da Usabilidade em Aplicativo Desktop para o Ensino da Programação Orientada a Objetos Williany Thalita A. Veras, José Elvis da Silva Souza Nogueira, João Emerson N. da Silva, Richarlyson A. D’Emery
Um Ambiente para o Aprendizado de Lógica de Programação Voltado a Alunos Ouvintes e não Ouvintes Carla Odete Balestro Silva, Luis Felipe Vasconcelos, Sandro José Ribeiro da Silva
Formação de Discentes em Curso de Computação a Distância: Uma Experiência de Extensão Universitária no Ensino das TDIC Bianca Carneiro Ribeiro, Obionor de Oliveira Nóbrega

 

 Terça-feira – 15h às 16h
ST #4 – Práticas Educativas com Tecnologias Digitais
TÍTULO AUTOR
O Uso do GeoGebra e Impressora 3D como Recurso Didático para o Ensino da Geometria das Coordenadas Rayane Luzia Andrade Batista, Jarles Tarsso Gomes Santos
Uso de Tecnologias Digitais como Recurso Pedagógico: Relato de Experiência de Professoras de Ciências e Biologia Egressas da Educação a Distância Genoveva Batista do Nascimento, Francisco José Pegado Abílio
Uma Metodologia e Estudo de Caso para a Escolha e Adoção de Software Livre no Ensino Superior de Música Luan Gonçalves, Flávio Schiavoni
Ensino Remoto Desenvolvido em Escolas Indígenas Potiguara da Paraíba Leonardo Cinésio Gomes, Iranilda Cinésio Gomes
“O Que Eu Faço Agora?”: Reflexões sobre Imersão e Identificação na Aprendizagem com Role-Playing Game Digital Fernando Rodrigues de Lima Júnior, Flávia Mendes de Andrade e Peres, Ladjane de Fátima Ramos Caporal
Estratégias com Aporte Tecnológico para Promoção da Aprendizagem Significativa Crítica no Ensino de Ciências José Antônio Bezerra de Oliveira, Kátia Aparecida da Silva Aquino, Patricia Smith Cavalcante 
O Facebook nas Aulas de Espanhol: Uma Experiência de Ensino Híbrido Marina Soares, Cecilia Aguirre

Quarta-feira – 14h às 15h
ST #5 – Interação Humano-Computador Aplicada à Educação, Inteligência Artificial Aplicada à Educação e Tecnologias Assistivas e Inclusivas na Educação
TÍTULO AUTOR
A Importância da Ludicidade na Interface de um Jogo Educativo para Estimulação do Controle Inibitório Ariane Nunes Rodrigues, Arianne Sarmento Torcate
Teoria e Prática de IHC na Concepção do Sustenta Aí: Um Aplicativo para Promoção de Ações Sustentáveis Douglas Henrique E. de O. Lima, José Vinnicius dos Santos Oliveira, Mirelly Naianny Pereira da Silva, Yuska Paola Costa Aguiar
Aplicação de Técnicas de Análise de Sentimento para Classificação de Postagens em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Mario Silva Ribeiro, Emanuel Ferreira Coutinho 
A Produção de Learning Analytics e Predição de Desempenho Acadêmico por Pesquisadores Brasileiros: Uma Revisão Sistemática da Literatura Carlos Artur Guimarães, Isabel Nunes, Andressa K. Pires, Eric Alencar
A Inclusão Digital no Contexto Social da Educação de Jovens e Adultos: Um Estudo Exploratório nas Escolas de Macau – RN Victória G. da Silva Alves, João Helis Bernardo, Maria Clara L. Lemos
AUTISMATH: Aplicativo para Auxiliar o Ensino e Aprendizagem de Matemática para Crianças com Transtorno do Espectro Autista Eduardo Felipe Martins da Cruz, Rubenvaldo Monteiro Pereira
O Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para Aprendizagem Bilíngue do Surdo Clarice Rejane Lima Ferreira Tomaz

 

Quarta-feira – 15h às 16h
ST #6 – Educação em Computação na Educação Básica e Superior e Robótica Educativa
TÍTULO AUTOR
Feedback no Ensino de Lógica de Programação com o Auxílio de Ferramentas para Apoiar o Ensino e a Aprendizagem: Uma Abordagem Empírica Dirson Santos de Campos, Deller James Ferreira
O Professor de Computação em Formação: Experiências de Conexões de Saberes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Pietro Bompet, Pauleany Morais
Computação Desplugada no Ensino-Aprendizado Colaborativo para Inclusão Sociodigital Ariana L. Guimarães, Roberta M. M. Gouveia
Hello World!: Uma Experiência de Aprendizagem de Computação em Espaço Não-Formal de Educação Joao Silvestre dos Santos Franco, Jorge Costa Leite Junior
Desplugando: Ensinando Conceitos de Computação na Educação Básica Givanaldo Rocha de Souza, Maria Alice Rodrigues Marinho, Vivianne Patrícia Medeiros Azevedo, William Wonder Fagundes de Faria
Cultura Maker e Robótica Sustentável no Ensino de Ciências: Um Relato de Experiência com Alunos do Ensino Fundamental João Batista da Silva, Dayne Kelly Rodrigues Soares de Almeida, José Ademir Damasceno Júnior, Darkson Fernandes Da Costa
Robótica Educacional de Baixo Custo: Arduino como Ferramenta Pedagógica Daniel Scherer, Natanael Bezerra da Silva, Davis Matias Oliveira

Quinta-feira – 14h às 15h
ST #7 – Jogos, Simulações e Gamificação na Educação
TÍTULO AUTOR
Tecnologias Digitais: Revisão Sistemática da Literatura Sobre o Uso de Jogos Digitais na Educação Carlos Alberto Lopes Junior
Análise da Evolução de Engines de Jogos Daniel Scherer, Daniele Ventura Batista, Aline de Cantalice Mendes
Universo da Psicologia: Serious Game para Promoção do Aprendizado no Sertão Baiano Dandara Palhano, Amanda Oliveira, Arkellenise Leite, Brenda Araújo, Marcos Silva, Maria Clara Sandes, Maynara Araújo, Pedro Vilela, Victor Santos, Nickolas Santos, João Santos Neto
Gamificação no Ensino da Histologia Humana Wesley Ferreira de Moraes Brandão, Thaíse Caroline da Silva Lima, Giciane Carvalho Vieira, Bruno Tenório Mendes
PortuGame: Ferramenta de Auxílio ao Ensino e Aprendizagem do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Adriana Clericuzi, Tarcísio Ferreira Grilo Jr., Adriano Martins Pontes, Ana Carolina Costa de Oliveira, Jociquele Santana Soares, Wesllen Albuquerque de Souza
Operação Ninja: Um Jogo Educacional Digital para Auxiliar na Aprendizagem das Quatro Operações Básicas da Matemática Arthur da Silva Araújo, Vinicius dos Santos de Oliveira, Vinicius de Souza Oliveira, Valter dos Santos Mendonça Neto, Carlos Costa Cardoso
Usando QRcode no Cenário de Aulas Gamificadas Jéssica Maria da Silva, Micheline Barbosa da Motta
ARminoGame: Um Jogo Colaborativo com Realidade Aumentada para Ensino de Bioquímica Estrutural Alan Ferreira Alves, Liliane S. Machado, Cícero F.B. Felipe

 

Quinta-feira – 15h às 16h
ST #8 – Práticas Educativas com Tecnologias Digitais
TÍTULO AUTOR
Práticas Educativas para Autocuidado Pós-Operatório Divulgadas por Meio de Mídia Digitall Lays Tamara Dantas-Silva, Vanessa Carla do Nascimento Gomes Brito, Laryssa Felinto de Araújo, Jaqueline Queiroz de Macedo
Observando a Sala de Informática: O Licenciado em Informática e Novas Perspectivas com o Scratch como Objeto de Aprendizagem Augusto C. O. De Almeida, Pablo C. Spinelli, Radamila O. do Nascimento,  Janiele S .Costa, Danylla de M. Souza, Amanda O. A. Gomes, Anna R. da S. Marinho,  Jessica da S. Souza 
Uso do Vídeo: Considerações e Análise sobre a Prática de Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais Antonio Neto, Crisiany Sousa, Gildasio C. Teixeira, Akynara Aglaé Burlamaqui, Aquiles Burlamaqui
Tecnologias para a Conscientização e Redução do Desperdício de Água e seu Uso de Forma Consciente: Uma Revisão Sistemática da Literatura Paul Symon Ribeiro Rocha, Nicolas Oliveira Melo, Leonardo dos Santos, Selma Ramos Sousa
Fóruns de Discussão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Um Mapeamento Sistemático do seu Uso nos Contextos Brasileiro e Latino-Americano Ithalo R. A. Soares, Priscilla B. Mendes, Josiane Lemos Machiavelli, Cristine Martins Gomes de Gusmão
Transformação Digital de Bibliotecas Escolares: Do Local para a Rede Online Patricia Saldanha, Ederson Luiz Locatelli
Uma Experiência com Pessoas Idosas por Meio dos Poliminós e de Tecnologias Digitais Ronaldo André Lopes, Guilherme Henrique Gomes da Silva, Rejane Siqueira Julio

Sexta-feira – 14h às 15h
ST #9 – Práticas Educativas com Tecnologias Digitais
TÍTULO AUTOR
Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática: Avaliações Docentes do Aplicativo Photomath Daiane Leal da Conceição, Maristani Polidori Zamperetti
Clube de Leitura O Capítulo que Falta: Conexões entre Tecnologia, Educação e Direitos Humanos Anna Izabel Muniz, Indiana dos Santos Souza, Salete de Fátima Noro Cordeiro
O Uso de um Aplicativo 3D para Ensino de Fisiologia Humana Ana Beatriz Vanderlei, Ísis Raphaella Maria Ramos dos Santos, Patricia Mariana Vasco de Góz
Utilização de Flexquest como TDIC para o Ensino de Reações Orgânicas no Ensino Médio Bárbara Lúcia de Oliveira da Silva, Ariane Nascimento dos Santos, Kátia Aparecida da Silva Aquino
Avaliação de Mapas Conceituais e Mentais em Anatomia Humana na Medicina Vera Cristina Brandão Diniz de Oliveira, Henrique Zaquia Leão, Paulo Tadeu Campos Lopes
Percepções de Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental Sobre o Uso das Tecnologias Digitais nas Atividades de Sala de Aula Camila Maria Bandeira Scheunemann, Caroline Medeiros Martins de Almeida, Paulo Tadeu Campos Lopes
Sexta-feira – 15h às 16h
ST #10 – Projeto, Desenvolvimento e Avaliação de Ambientes de Software e Hardware para Apoiar o Ensino e a Aprendizagem
TÍTULO AUTOR
TREINANET – Uma Ferramenta Gamificada para B-Learning Corporativo Jeferson Maximiano Martins, Suelen Mapa de Paula, Carlos Eduardo Paulino Silva, Márcio Assis Miranda
Proposta de Avaliação Heurística de uma Plataforma Web para a Difusão do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental Soraya R. S. Medeiros, Humberto Rabelo, Angélica Medeiros,  Cristóvão Lima, Hélio Júnior, Cibelle Amorim Martins
Ambiente Virtual de Aprendizagem: Percepção Docente quanto à Expectativa de Desempenho Ana Clara Cavalcanti de Miranda, Marcelo Brito Carneiro Leão, Alessandra Carla Ceolin, Millena de Carvalho da Cunha
O Uso de um AVA em Blended Learning para Análise de Trilhas de Aprendizagem e Rendimento Educacional Clarissa Bezerra de Melo Pereira Nunes, Apuena Vieira Gomes
Produção de Material Instrucional para o Ensino de História da Paraíba Diego R. S. Silveira, Thaíse K. L. Costa
Educação a Distância e as Tecnologias: Percepção dos Discentes no Curso de Bacharelado em Administração Pública Izabelli Lima, Alessandra Carla Ceolin, Priscila Pereira Cavalcanti da Silva
VArduino: Um Componente Virtual do Arduino UNO como Dispositivo Periférico do Simulador CompSim Lucas Fontes Cartaxo, Cícero Samuel Rodrigues Mendes, Edson Barbosa Lisboa, Guilherme Álvaro Esmeraldo   
HARA: Aplicativo com Realidade Aumentada para Apoiar o Ensino de Hardwares de Computadores Flaviana L. Cruz, Alexandre F. de Castro, Lucas Philipe C. Tavares, Genarde M. Trindade, Elisângela S. de Oliveira, Dayane R. de Souza

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