Mesas Redondas

Mesa Redonda: Tecnologias Educacionais que Transformam o Mundo

É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D e avaliadora ad-hoc da CAPES, CNPq e FAPERGS. Realizou pós-doutorado em Educação na Universidade Aberta de Portugal – UAb-PT, na temática ”Ecossistemas de Inovação na Educação na cultura híbrida e multimodal”, doutorado em Informática na Educação e mestrado em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e, bacharelado em Informática na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.  Atualmente é professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS (nota 7 na CAPES) e líder do Grupo de Pesquisa Educação Digital – GPe-dU UNISINOS/CNPq, desde 2004, onde desenvolve pesquisas e plataformas digitais para a Educação.Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5391034042353187


Possui Graduação e Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutorado em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, é Professor do Centro de Informática, pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aplicações de Vídeo Digital (LAViD) da UFPB. Desde 2019, é Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) – Nível 2 do CNPQ. Coordena o projeto Suíte VLibras (vlibras.gov.br), plataforma aberta de tradução automática para LIBRAS para TV Digital, Web, Cinema e dispositivos móveis, referenciada e adotada em mais de 500 mil páginas Web, incluindo os sites do Governo Federal, Câmara Federal, Senado Federal. Com o VLibras, recebeu o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web 2016 (Todos@Web 2016), oferecido pelo CGI.br e NIC.br, na categoria Aplicativos/Tecnologia Assistiva, e o Prêmio Latam Smart City Award 2018, na categoria “Sociedade Equitativa e Colaborativa”. Foi também um dos autores do projeto de norma técnica ABNT 15610-3, que especifica o padrão de transmissão de Libras no Sistema Brasileiro de TV Digital, baseado no VLibras. Tem experiência nas áreas de Acessibilidade em Sistemas Computacionais, Tecnologia Assistiva, Sistemas Multimídia Distribuídos e TV Digital.


Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1995), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professora Associada I, do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Centro de Educação UFPE. Coordenadora do Centro de Estudos Inclusivos (CEI), DPOE, CE. Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE). Membro do Grupo de pesquisa TICC: Tecnologias Inovadoras em Computação e Comunicação. Seus interesses atuais de investigação: educação inclusiva, Impedimentos comunicacionais relacionados à deficiência motora e/ou intelectual, Comunicação Alternativa e Aumentativa, alfabetização e letramento da pessoa com deficiência.