Palestras

Palestra: O valor de ensinar sobre tecnologia, bem como de ensinar com tecnologia” ou “The value of teaching about technology as well as teaching with technology” 

É professor no Departamento de Ciência da Computação e Engenharia de Software da University of Canterbury, Nova Zelândia. Seu projeto “Computer Science Unplugged” (Computação Desplugada) tem sido amplamente utilizado internacionalmente e foi traduzido para mais de 25 idiomas. Tim recebeu muitos prêmios pelo seu trabalho na educação em computação, incluindo o prêmio de 2018 intitulado ACM ACM SIGCSE Outstanding Contribution to Computer Science Education.  Desde 2008 participa ativamente do projeto e desenvolvimento da abordagem para o ensino de tecnologias digitais nas escolas da Nova Zelândia. Ele também toca instrumentos com teclas em preto e branco.


Palestra: Aprendizagem Significativa e em Espiral na Concepção de um Currículo de Computação na Educação Básica

É  professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde presentemente coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCC/UEFS). Juntamente com seus estudantes e colaboradores, pesquisa os temas de pensamento computacional, ensino-aprendizagem de programação e aprendizagem baseada em problemas e projetos (PBL). Atualmente é coordenador do GIEC/SBC – Grupo de Interesse em Educação em Computação da Sociedade Brasileira de Computação.
 

Palestra: Panorama Nacional das Tecnologias na Educação e Onde Queremos Chegar

É Doutora em Educação: currículo e mestre em Comunicação e semiótica, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora das áreas de linguagem, tecnologias e educação, atualmente coordena a pesquisa TIC Educação, no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), sobre o acesso, o uso e a apropriação das tecnologias por alunos e professores em escolas de Educação Básica.


Palestra: Ambientes Adaptativos, Inteligentes e Ubíquos para Aprendizagem; Desafios, Propostas e Resultados.

Possui Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), Mestrado (2004) e Doutorado (2012) pela mesma instituição. Professor da Faculdade de Computação (FACOM/UFU), ministra disciplinas nos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Gestão da Informação, e atua no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da FACOM/UFU. Pesquisador nas áreas de Inteligência Artificial e Engenharia de Software, com ênfase em sistemas tutores inteligentes, educação a distância, modelagem do estudante, estilos de aprendizagem, avaliação de aprendizagem, objetos de aprendizagem, sistemas de hipermídia adaptativa, sistemas adaptativos para educação, aprendizagem de máquina, ontologias, web semântica, design smells e simulação. Atuou como coordenador do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Uberlândia de 2013 a 2017. Participou da coordenação geral do “V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (2016)” e foi membro da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Participou do comitê de programa de diversas conferências (inclusive como coordenador geral) e é revisor de vários periódicos nacionais e internacionais, como Expert Systems with Applications, IEEE Transactions on Education, IEEE Transactions on Emerging Topics in Computing, IEEE Transactions on Learning Technologies, Smart Learning Environments, International Journal of Learning Technology, Revista Brasileira de Informática na Educação, dentre outros.


Palestra: Como a Análise de Dados Pode Moldar o Futuro da Educação?

É doutor em Ciência da Computação com interesses de pesquisa que abrangem Learning Analytics e tecnologia educacional. Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde é um dos coordenadores do Laboratório de Inteligência Artificial (https://aiboxlab.org/). Neste laboratório, Rafael desenvolve várias iniciativas relacionadas ao Learning Analytics (LA) e supervisiona estudantes de graduação e pós-graduação. Ele se compromete não apenas a pesquisar em LA, mas também a analisar as necessidades e adotar as ferramentas de LA na UFRPE. Rafael realizou um estágio de pós-doutorado na Escola de Informática da Universidade de Edimburgo em 2018, onde continua a ocupar uma posição honorária.